Ao menos 200 mil participarão das atividades do 1º. Festival Literário da Floresta (Flifloresta), que será realizado no período de 17 a 22 de novembro, em Manaus, capital do Amazonas. A proposta do evento é promover o encontro dos leitores da Amazônia com 83 autores convidados. As atividades dirigidas à celebração do livro se concentrarão no Parque Municipal dos Bilhares, uma área de 60 mil metros quadrados, no bairro Chapada, onde serão erguidas tendas temáticas.
O
Flifloresta também abrigará os simpósio de Natureza e Cultura e Leitura e Formação de Leitores, que serão realizados no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ambos terão como foco a Amazônia. Os debates envolverão pesquisadores, estudantes, professores e profissionais que atuam em instituições ambientalistas. O simpósio de Natureza e Cultura elaborará a Carta da Floresta, que será lida na Cachoeira da Onça, no município de Presidente Figueiredo (a 100 quilômetros de Manaus).
Seis convidados de fora do Brasil já conformaram presença: José Eduardo Agualusa (Angola), Ernesto Cardenal (Nicarágua), Artur Pestana “Pepetela” (Angola), Fernando Rendón (Colômbia), Arturo Corcuera (Peru) e Carlos Quiroga (Espanha). Dos demais Estados virão 27 convidados, entre eles João Gilberto Noll, Alex Bueno, Raimundo Carrero, Daniel Galera, Fabrício Carpinejar, João de Jesus Paes Loureiro e Vera Du Val. O Amazonas terá 47 participantes, entre eles Milton Hauton Thiago de Mello, Marcio Souza e Elson Farias.
O diálogo dos leitores com os autores ocorrerá no Café Literário, em uma das seis tendas do parque, com capacidade para 200 lugares. Haverá, também, sessão de autógrafos após cada palestra. Todo o ambiente do parque foi recriado para a festa em homenagem ao livro. “Autores e leitores se sentirão cúmplices dessa grande celebração”, disse Isaac Maciel , um dos coordenadores do Flifloresta.
O Flifloresta terá uma programação dirigida ao público infanto-juvenil, o Florestina, realizada em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc). Nesse espaço, crianças e adolescentes terão encontro com autores, sessões de cinema, teatro e música. O Sesc elaborou e vai gerenciar o Florestinha com uma equipe que tem experiência de mais de uma década com a realização de feira de livro dirigida ao público infanto-juvenil.
Mais informações no site: www.flifloresta.com.br